A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) assinaram, hoje, na cidade da Praia, um protocolo de acordo para promover uma mudança sociocultural e realçar a necessidade de abordar a temática de igualdade de género e de igualdade de oportunidade no país e nas suas instituições.
O protocolo visa principalmente fortalecer o trabalho de mentoria das mulheres e o contributo da diáspora feminina nas questões de género e equidade.
Sendo assim as duas instituições comprometem a desenvolver uma série de actividades e acções no sentido de sensibilizar para a necessidade de definição de estratégias/medidas sectoriais ligadas à igualdade do género e empoderamento feminino na sociedade cabo-verdiana, tanto “ao nível académico, social, político como económico”.
O acto contou com a presença da presidente do ICIEG Rosana Almeida e da reitora da UTA Raffaella Gozzelino, onde as duas dirigentes realçaram o papel das mulheres e dos homens na luta pela igualdade de género e equidade no país “para que o único género dominante entre nós seja o respeito que temos um para com o outro”.