UNESCO: Ainda não há uma decisão oficial sobre a elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade

UNESCO: Ainda não há uma decisão oficial sobre a elevação da Morna a Património Imaterial da Humanidade

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas anunciou ontem a decisão do comité técnico dos peritos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO) em aprovar o dossiê da morna a Património da Humanidade. Entretanto UNESCO veio avisar que não há decisão final sobre a elevação da morna como Património Imaterial da Humanidade.

“A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade”, anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.

Num post publicado na sua página do Facebook do ministro da Cultura, Abraão Vicente, dizia que a nação já podia celebrar a Morna já é património da Humanidade”, contudo não passou de uma precipitação do Ministro, pois a decisão só será conhecida no próximo mês de dezembro.

A classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade tem por enquanto, apenas uma indicação positiva prévia, remetendo a decisão final para o comité intergovernamental, que reúne entre 9 e 14 de dezembro, em Bogotá.

Segundo a Agência Lusa, [a morna ainda não é oficialmente Património Imaterial da Humanidade], a decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, um órgão independente que se vai reunir em Bogotá entre 8 e 14 de dezembro de 2019.

De acordo com a mesma fonte, a morna deve ser inscrita na lista das expressões de relevo cultural que interessam a todo o Mundo, mas recomenda também que o governo de Cabo Verde preste atenção à conservação e inventariação deste género musical, de forma a protegê-lo e conservá-lo.

 

 

Opinião

Fechar