Na sequência do discurso do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva na abertura do “Cabo Verde Investment Fórum”, esta segunda-feira, 30, em Boston, o governante manifestou a vontade de Cabo Verde em celebrar com os EUA dois importantes acordos estratégicos, nos domínios de Defesa e segurança marítima e no domínio de livre comercio entre os dois países.
“EUA é um parceiro estratégico e de referência de Cabo Verde, com o qual queremos reforçar as nossas relações”, assegurou o Chefe do Executivo, que, na sua intervenção, considerou que Cabo Verde está a reforçar a cooperação económica e o diálogo político com o Estado de Massachusetts e com a Cidade de Boston, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana nos EUA.
Ulisses Correia e Silva aproveitou a presença de altos quadros da diáspora e parceiros internacionais para incentivar a Diáspora a reforçar laços com o país, de modo a permiti-lo atrair capacidades e competências em prol do seu desenvolvimento. “Importa aumentar a notoriedade de Cabo Verde no mundo e investir na sua apresentação como um país interessado no investimento dos americanos e da diáspora cabo-verdiana”, salientava o governante.
“A nossa intenção é aproveitar melhor as elites cabo-verdianas da Diáspora, pela sua alta qualificação profissional nas diversas áreas. Hoje, com as conectividades, através de transportes aéreos e da internet, podemos encurtar significativamente as distâncias entre o pais e suas comunidades residentes no exterior. Estamos a edificar um quadro institucional que vai facilitar a participação e o investimento dos nossos compatriotas da diáspora em Cabo Verde, pontua Ulisses Correia Silva.
O Chefe do executivo lembrou ainda a importância dos emigrantes em visitarem o país de forma a sentirem parte do sonho cabo-verdiano.” Que tenham orgulho nas vossas origens e no percurso histórico de Cabo Verde. Que confiem no futuro do país. Que coloquem a Nação acima de tudo. Porque o que nos deve unir é a cor azul da nossa bandeira, a mais acolhedora e a mais bonita de todas” salientou.