Os principais mercados emissores do turismo em Santo Antão continuam a ser a França, a Alemanha e a Bélgica, mas a ilha tem sido cada vez mais visitada por turistas provenientes do Reino Unido.
Dados a que SAN teve acesso acerca do perfile do turista que chega a Santo Antão mostram que quase metade dos turistas que visitam esta ilha provém da França, mas a Alemanha, a Bélgica e o Reino Unido estão, igualmente, a assumir o papel de destaque no panorama do turismo santantonense.
Mais de 30 mil turistas já visitam, por ano, Santo Antão, na sua grande maioria franceses (49%). A ilha é procurada, sobretudo, entre os meses de Outubro e Maio, durante a chamada a época alta do turismo.
Nesses cinco meses da temporada alta do turismo, esta região tem sido muito visitada por grupos de turistas para a prática de trekking (caminhadas em trilhas), em busca da natureza.
Graças a projectos implementados, nos últimos anos, Santo Antão é já considerado um exemplo a seguir em matéria do turismo de natureza, segundo admite o próprio Governo.