Terceiro Centro de Interpretação do território aberto em Ribeira Grande de Santo Antão

Terceiro Centro de Interpretação do território aberto em Ribeira Grande de Santo Antão

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Centro de Interpretação do Território na Ribeira Grande é o terceiro aberto em Santo Antão. O ato de inauguração aconteceu este sábado e foi presidido pelo Ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves.

Situado na sede da Associação 14Mais, Penha de França, o Centro de Interpretação do Território na Ribeira Grande tem como principal objetivo “contribuir para o conhecimento da história dos habitantes do concelho” avança o presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola- ADPM, Jorge Revez.

Muito embora, para este dirigente o Centro de Interpretação da Ribeira Grande “tem um peso maior que os outros” pois “o concelho é o berço do povoamento de Santo Antão”.

Depois dos três centros, em cada um dos concelhos, a ideia é “criar mais um Centro na cidade da Ponta do Sol e um segundo no concelho do Porto Novo”.

O ato de inauguração desta infraestrutura foi presidido pelo Ministro do Turismo e Transportes. José Gonçalves diz que o governo pretende continuar a colaborar com as Camaras Municipais, com as ONG’s e com os operadores turísticos “para consolidar aquilo que é o nosso modelo de Turismo Rural e da Natureza”.

O governante realçou que Santo Antão é um modelo a seguir no que toca ao turismo rural e da natureza.

“Neste sentido Santo Antão está na vanguarda, está mais avançado que qualquer outra ilha, com todas as valências, já temos planeamento, temos estes três centros de interpretação, um plano de marketing…”, afirma José Gonçalves que aponta que isto “irá servir como modelo para as outras ilhas, para os outros municípios que tem como principal valência o turismo da natureza e do turismo rural.

Os três Centros de Interpretação do Território instalados na Ilha de Santo Antão foram implementados no âmbito do Projeto RAIZES, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM, em parceria com as Câmaras Municipais, as Associações Dragoeiro, a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Ribeira das Patas ADIRP e 14Mais, cofinanciado pela União Europeia, do Instituto Camões e Ministério do Turismo e Transportes de Cabo Verde, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

O Ministro do Turismo e Transportes presidiu ainda a inauguração da estátua em homenagem a mulher santantonense no antigo chafariz da cidade da Ribeira Grande e visitou alguns empreendimentos turísticos no concelho.

José Gonçalves termina a sua visita a ilha este domingo, com participação na missa solene que é o ponto alto das festividades de Nossa Senhora do Rosário, festa celebrada hoje, 6 de Outubro.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208