Santo Antão tem conhecido, neste arranque da temporada de cruzeiros, uma grande movimentação, com a vinda já de seis navios em apenas um mês, com “milhares” de turistas a bordo, trazendo uma outra dinâmica à actividade turísticas na ilha.
Este domingo, mais dois navios de cruzeiros escalaram a ilha, que está, assim, a afirmar-se no segmento de mercado dos navios de cruzeiros de médio e pequeno porte.
Ainda em Novembro, são esperados em Santo Antão mais dois navios, ambos com capacidade para 1.490 turistas, para a fortuna dos operadores turísticas, sobretudo os que operam nos transportes, já que têm oportunidade de levar os turistas aos vários pontos da ilha.
Artania, com capacidade até 1.260 turistas, proveniente de Málaga (Espanha) e Hanseatic Inspiration, com capacidade de 230 passageiros, oriundo de Santa Cruz de Tenerife (Canárias) devem escalar Santo Antão já no decorrer da próxima semana.
A temporada de cruzeiros, que iniciou em Outubro e termina em Abril, tem sido, neste arranque, muito promissor para Santo Antão, que, apesar das dimensões reduzidas do porto, tem tudo para afirmar-se como “um mercado importante” a nível do turismo de cruzeiros, acreditam os operadores e o próprio Governo, que admite a possibilidade desta ilha passar a receber até 20 por cento (%) dos cerca de 200 mil cruzeiristas que deverão aportar, anualmente, o futuro terminal de São Vicente.