Técnicos holandeses apoiam montagem de centro de castração de cães no Porto Novo

Técnicos holandeses apoiam montagem de centro de castração de cães no Porto Novo

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Um grupo de veterinários, pertencentes a uma organização não-governamental dos Países Baixos, está a apoiar a Câmara Municipal do Porto Novo e o Ministério da Agricultura na criação de um centro de castração de cães neste município.

O anúncio foi feito pelo delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, que explicou que já foi identificado um espaço para a instalação do centro, que se surge no âmbito do um estudo realizado por este grupo de técnicos sobre a prevenção dos ataques dos cães vadios ao gado caprino e a suínos.

O centro vai localizar-se na cidade do Porto Novo e tem por missão diminuir a população canina no concelho, através de castração, explicou a este responsável, numa reação à preocupação dos criadores de gado sobre os ataques frequentes de cães abandonados ao gado caprino.

Além de castração, o centro terá ainda como missão promover campanhas de sensibilização contra o abandono dos cães pelos seus donos.

Os criadores de gado têm estado a reivindicar a criação de um canil neste concelho para albergar os cães abandonados.

Desde de Dezembro têm sido constantes os ataques dos cães vadios ao gado no Porto Novo, com perdas de “dezenas” de cabras e carneiros, segundo a associação dos criadores de gado.

Romeu Rodrigues, representante da associação, disse ter contabilizado, em apenas um mês, a morte de “várias dezenas” de cabras e carneiros, considerando que se está perante “um desastre” para os criadores.

Os cães estão a atacar sobretudo os animais na zona baixa do Porto Novo, onde se concentra o grosso do efetivo pecuário neste município.

Em Casa de Meio, o presidente da associação local dos agricultores e criadores de gado disse à Inforpress que foram já mais de 40 cabeças de gado (cabras) mortas nos últimos dias, na localidade.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208