Os Moradores no Tarrafal de Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, alertaram hoje para o facto de esta localidade estar privada, “há muito tempo”, dos sinais da rádio e da televisão.
No caso de rádio, os habitantes dizem que “há anos” que não se escuta a Rádio de Cabo Verde nesta localidade, onde, também, não se assiste, há já algum tempo, à Televisão de Cabo Verde.
José Évora, um dos moradores que contactaram à Inforpress a propósito desta situação, considera que Tarrafal de Monte Trigo “está isolado em termos de comunicação social” já que não se consegue captar, “há muito tempo”, os sinais de rádio e de televisão.
Outras comunidades do interior do município do Porto Novo queixam-se da ausência de televisão, como é o caso da Ribeira da Cruz, Alto Mira e Ribeira Fria.
Maria Lima, residente na Ribeira da Cruz, recorda que “há vários meses” que não se consegue assistir às emissões da televisão pública, defendendo a cobertura desta zona com televisão digital terrestre (TDT), inaugurado em Santo Antão, em Maio deste ano.
A Cabo Verde Broadcast garante que vai instalar mais um centro emissor em Santo Antão, desta feita em Moroços, no Planalto Leste, que vai reduzir o número de zonas ainda sem a cobertura da TDT no interior do município do Porto Novo.
A ilha de Santo Antão dispõe de 90 por cento (%) de cobertura da TDT, podendo, até finais deste ano, atingir a cobertura a 100%, segundo a previsão da Cabo Verde Broadcast.