Stock da dívida pública atinge 255.916,5 milhões de escudos no quarto trimestre de 2020 – Governo (RECTIFICADA)

Stock da dívida pública atinge 255.916,5 milhões de escudos no quarto trimestre de 2020 – Governo (RECTIFICADA)

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O stock da dívida do Governo Central de Cabo Verde no final do 4º trimestre de 2020 situou-se em 255.916,5 milhões de escudos cabo-verdianos (ECV), conforme informações avançadas hoje pelo executivo.

De acordo com o boletim da dívida pública, o montante de 255.916,5 milhões de escudos cabo-verdianos representa 151,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano referenciado.

“Registou-se um acréscimo de 27,2 pontos percentuais em relação ao stock/PIB do mesmo período do ano anterior, justificado pela queda do PIB e pelo aumento nominal da dívida, como consequências do impacto da crise económica provocada pela pandemia da covid-19”, lê-se no documento.

O seu crescimento absoluto, segundo a mesma fonte, foi de 13.654,0 milhões de ECV, equivalente a uma variação positiva de 5,6%, face ao valor do trimestre homólogo do ano anterior, que se justifica pela combinação de fatores como os novos recursos mobilizados, a variação cambial e as amortizações do período em análise.

Quanto ao serviço da dívida pública do Governo central atingiu, de acordo com o mesmo documento, no 4º trimestre de 2020, o valor de 17.822,7 milhões de ECV, representando um aumento de 21,1% em relação ao valor do ano anterior no mesmo período.

“O aumento foi mais consistente no serviço da dívida interna que cresceu 39,5% em relação ao período anterior, o que corresponde em termos absolutos ao valor de 3.419,5 milhões de escudos cabo-verdianos. O aumento do serviço da dívida interna é justificado pelo perfil de amortização dos Títulos de Tesouro, que são, geralmente, de prazos mais curtos e com valor de juros mais elevados, quando comparados com os da dívida externa”, justificou o executivo.

No 4º trimestre de 2020 o valor global correspondente à nova dívida bruta do Governo Central, para financiar o Orçamento do Estado, foi de 29.453,6 milhões de escudos cabo-verdianos.

“Registou-se um aumento significativo de 16,5% face ao valor do período homologo do ano anterior. Os desembolsos da dívida externa contribuíram com 14.922,6 milhões de ECV para o total, representando um aumento de 27,0% face ao valor do período anterior”, lê-se no boletim.

As emissões de títulos da dívida interna contabilizaram o montante de 14.531,0 milhões de escudos, registando também um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período de 2019.

FONTE: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208