O Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA) denuncia a existência de “muitos conflitos laborais” em Santo Antão, devido ao não cumprimento do código laboral cabo-verdiano, por parte das entidades patronais.
Através do seu secretário permanente do SLTSA, Carlos Bartolomeu, este sindicato insiste na criação nesta ilha de delegações da Direcção-Geral do Trabalho (DGT) e da Inspecção-geral do Trabalho (IGT) com vista à uma maior fiscalização da legislação laboral nesta região, onde a situação laboral é “preocupante”.
Em nome de uma maior fiscalização da aplicação do código laboral, o Governo, no entender deste sindicato, deve criar as condições para a instalação desses dois serviços de inspecção em Santo Antão, uma reivindicação que, recordou, tem sido feita há muito tempo.
Entretanto, em conferência de imprensa, em Ribeira Grande, Carlos Bartolomeu acusou a empresa Spencer Construções, com sede em Santo Antão, de violar os direitos dos trabalhadores afectos a esta empresa, informando que já apresentou uma queixa à DTG contra essa construtora.
O sindicalista denunciou aquilo que considera falta de condições de trabalho nesta empresa a nível de higiene se segurança, atraso salarial, perseguição e tratamento abusivo aos trabalhadores e falta de dialogo com os mesmos operários.