A adjudicação das obras de construção do terminal de cruzeiros na cidade do Mindelo está prevista para o final do mês de Julho de 2020.
As obras prevê a construção de dois berços para atracação de navios, sendo um de 400 metros de extensão e 11 metros de profundidade e outro de 450m e 9,5m de profundidade, um cais de 12 metros, uma vila turística, uma gare de passageiros, uma vila turística, uma zona de imobiliária e um parque de estacionamento.
O orçamento do terminal de cruzeiros é de mais de 2.900 milhões de escudos e é co-finaciado pelo fundo ORIO dos Países Baixos e pelo fundo Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para o Desenvolvimento Internacional.
A Enapor acredita que o terminal de cruzeiros do Mindelo “terá um impacto enorme na economia de São Vicente e Santo Antão, assim como um efeito indutor na economia de Cabo Verde”.
Porém a administração da Enapor avançou á Inforpress a primeira fase do concurso arrancou esta terça-feira se refere à pré-qualificação na qual serão entregas as propostas técnicas. Nesta fase que termina a 11 de Março de 2020, a empresa seleccionar até oito candidatos.
Entretanto a segunda fase inicia no dia próximo dia 28 de Março com a entrega das propostas finais das empresas qualificadas nos âmbitos técnicos e financeiros.
Feito isto, a Enapor fará a selecção do empreiteiro e de seguida a adjudicação da obra que deverá acontecer até finais de Julho de 2020.