O acto terá lugar no Centro Oceanográfico do Mindelo, na ilha de São Vicente e tem por objetivo interligar competências e permitir com que o país possa atrair os quadros cabo-verdianos que vivem no estrangeiro e contribuírem para o desenvolvimento do setor em Cabo Verde.
O I Fórum Nacional da Saúde e da Diáspora, que se realiza em São Vicente acontece de 20 a 22 de abril em articulação com a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos tenciona trazer valências na área da saúde da nossa diáspora.
A Resolução que regula a estrutura institucional de suporte à organização, em Cabo Verde, do I Fórum Nacional da Saúde e da Diáspora foi aprovada pelo Conselho de Ministros.
O Fórum visa a captação e a envolvência das competências do setor da saúde na diáspora cabo-verdiana. O porta-voz da reunião e Ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, avançou que ao longo da história do país, independente, o setor da saúde tem dado passos significativos de “melhoria através da criação de infraestruturas, dos cuidados de saúde primários e também dos recursos humanos.
O governante acredita que a diáspora tem sido “muito importante” na contribuição que tem dado para o desenvolvimento do país em várias áreas, através do comercial e das remessas.
Fernando Elísio Freire defende ainda que “temos uma diáspora muito bem formada e integrada na área da saúde”.