Santo Antão: várias atividades marcam o Dia Nacional da Morna em Ribeira Grande

Santo Antão: várias atividades marcam o Dia Nacional da Morna em Ribeira Grande

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Dia Nacional da Morna vai ser celebrado hoje no município da Ribeira Grande, Santo Antão, com várias atividades, patrocinado pela edilidade local em parceria com a 2RS Eventos e Produções, disse hoje a autarquia.

Segundo o vereador da Cultura, Paulo Rodrigues, haverá atuação de DJ, música ao vivo e tocatina da morna com artistas locais, nos centros das cidades da Ponta do Sol e Ribeira Grande. Também na programação consta lançamento da obra literária “Cabo Verde, um corpo que se recusa a morrer”, do escritor e jornalista, José Vicente Lopes”, previsto para as 17:30, no Internato Grão-Ducado do Luxemburgo, na Ribeira Grande.

“Trata-se de um dia muito especial onde todos os ribeira-grandenses e o povo cabo-verdiano, de modo geral, devem celebrar e é por isso que comemoramos este dia com este leque de atividades”, diz Paulo Rodrigues.

Cabo Verde comemora, esta sexta-feira, 03, o Dia Nacional da Morna, género musical proclamado em Dezembro de 2019, pela Unesco, Património Imaterial da Humanidade. A data marca também o nascimento de Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B.Léza (1905 – 1958), um dos mais célebres compositores de morna de Cabo Verde.

A efeméride foi instituída em 2018, também com o objectivo de homenagear todos os compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical.

Opinião