Santo Antão: Utentes entendem que Porto Novo já merece um hospital

Santo Antão: Utentes entendem que Porto Novo já merece um hospital

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os utentes, de uma forma geral, e os operadores turísticos, de uma forma particular, têm estado a reivindicar um hospital no Porto Novo, com todos os equipamentos de diagnósticos e especialidades.

Os operadores turísticos entendem que Porto Novo, pelo crescimento que o turismo está a ter neste concelho, com presença quase diariamente de turistas, já merece uma estrutura de saúde que responda às necessidades do concelho, ou seja, um hospital.

Porto Novo, com pouco mais de 17 mil habitantes, dispõe de um centro de saúde, que fica na cidade, e quatro postos sanitários no interior do município, para atender à demanda.

A partir do próximo ano, deverá começar a ser construído mais um centro de saúde neste município, desta feita em Ribeira das Patas, estando ainda em perspectiva a criação de dois postos de saúde nos planaltos Norte e Leste.

Os utentes têm, insistentemente, defendido a necessidade de o Governo pensar na construção de um hospital no Porto Novo, já que o actual centro de saúde, aberto há quase 20 anos, já não responde às necessidades deste concelho.

Os responsáveis municipais, para já, não defendem a construção de um hospital, mas já vão pedindo a ampliação do centro de saúde, cuja estrutura física “já não responde às necessidades” dos portonovenses.

O centro de saúde do Porto Novo, que dispõe de um serviço de teleconsulta, recebeu, nos últimos anos, alguns investimentos, essencialmente, na remodelação do banco de urgência  e na criação do serviço de saúde reprodutiva.

Ainda este ano, o centro de saúde do Porto Novo terá todo o seu parque de equipamentos renovado, segundo o Ministério Saúde.

Opinião

Fechar