A informação foi avançada pelo secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz garantindo que a reitoria está neste momento e processo de nomeação.
O Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão instituto é uma unidade orgânica da UTA, cuja reitoria terá a responsabilidade de desencadear o processo da sua instalação, em termos de instalações físicas, definição e acreditação dos ciclos de estudo (cursos) e corpo docente.
Em declarações á Inforpress, o secretário de Estado para a Educação Amadeu Cruz adiantou que logo que a reitoria dessa universidade esteja nomeada caberá a ela desencadear o processo de instalação do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão.
Com isto o governante acredita que o Governo está a cumprir as promessas feitas a população de Santo Antão, durante a campanha evidenciando a criação de condições institucionais para alargamento, no decorrer do ano lectivo 2019/2020, do ensino superior à esta ilha.
Os primeiros cursos ministrados pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão, tem a ver com as áreas de agricultura, pecuária, água, floresta e energias renováveis.