A barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no interior do concelho do Porto Novo, inoperante há quatro anos, na sequência do furacão Fred, em 2015, e das cheias, em 2016, pode ser recuperada em 2020, com a construção da estrada para essa localidade.
Essa barragem, inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira, representou um investimento de 25 mil contos e tem capacidade para mobilizar 350 mil metros cúbicos/ano, mas que, para o desalento dos agricultores, tem estado inoperante, devido a danos sofridos durante o furacão Fred e nas mais recentes cheias ocorridas em Santo Antão.
A recuperação dessa barragem foi financiada no quadro do programa de recuperação de Santo Antão, mas os trabalhos nunca foram realizados devido à falta de estrada de acesso à Chã de Branquinho.
O Ministério da Agricultura e Ambiente explica que a recuperação dessa infra-estrutura hidráulica continua a depender da estrada de acesso, que só deverá ficar concluída em meados de 2020. É que, sem estrada tem sido impossível transportar, até a esse vale encravado, as maquinarias que serão utilizadas na recuperação da barragem subterrânea.
Os agricultores dizem acreditar que, uma vez recuperada, a barragem vai “impulsionar” a agricultura em Chã de Branquinho e nas zonas circunvizinhas, já que vão ser aproveitadas “grande quantidade” de água que está a perder-se, actualmente.