Sal: Ministro da Indústria, Comércio e Energia visita instalações solar fotovoltaica

Sal: Ministro da Indústria, Comércio e Energia visita instalações solar fotovoltaica

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, visitou esta sexta-feira, 14, as três instalações Solar Fotovoltaica “on grid” e “off grid” na ilha do Sal.

A visita aconteceu no âmbito de um convite de Águas de Ponta Preta para conhecer in loco estes sistemas de microprodução de Energias Renováveis instalados com o apoio técnico da empresa APP, bem como verificar o impacto que estes sistemas tem no desenvolvimento das atividades do Club Académica do Aeroporto (on grid), Agropecuária Alto Solarim (off grid), Escola de Kite Surf Mitú&Djó (off grid).

Segundo nota envida ao Santo Antão News, a ilha do Sal tem uma produção térmica de 65,8 GWh, 23,6 GWh de produção Renovável, com 26,4 % de taxa de penetração renovável e com 10,2MW de capacidade de produtores independentes.

O plano Diretor do Setor Elétrico 2018-2040 prevê penetração de Energias Renováveis de 50% até 2030. Atualmente 20% da eletricidade produzida no país provem de fontes renováveis, solar e eólica.

De lembrar que desde Setembro de ano passado os sistemas Solares Fotovoltaicas estão em funcionamento, tendo uma capacidade de 9kWp – Club Académica do Aeroporto, 13,58 kWp e 39 kWh baterias – Agropecuária Alto Solarim e a Escola de Kite Surf, 13.05 kWp e 40 kWh baterias.

 

Opinião

Fechar