Ribeira Grande: Reconstrução da infraestrutura desportiva para prática do ténis é o maior desafio da Associação

Ribeira Grande: Reconstrução da infraestrutura desportiva para prática do ténis é o maior desafio da Associação

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A falta de iluminação artificial da infraestrutura desportiva para a prática do ténis em Afonso Martinho, Ribeira Grande, tem sido o maior constrangimento da Associação.

“Massificar a modalidade no concelho e se for possível, alargá-la para toda a ilha de Santo Antão; mobilizar mais sócios e criar novas parcerias” são os outros desafios sublinhados pelo presidente da Associação de Ténis da Ribeira Grande, António Miranda.

O ténis em Santo Antão surgiu na década de 80, aquando da vinda de cooperantes holandeses que aproveitaram um espaço cedido pelo MDR, para a construção de uma Placa para a prática do ténis em momentos de lazer.

“A placa era utilizada tanto pelos cooperantes como por jovens para jogar futebol. Algo que não agradava os cooperantes, mas, algum tempo depois, criou-se o Clube do Ténis da Ribeira Grande com a construção do campo de ténis com todos os requisitos mínimos para a modalidade”, avançou.

Em 1995 surgiu o grupo de amigos que transformou este clube na Associação de ténis da Ribeira Grande.

António Miranda afirma que atualmente existem mais praticantes do que sócios. “Os sócios foram diminuindo com o tempo e, surgiram mais praticantes, o que trouxe mais competitividade e maior desempenho nas competições nacionais”.

Hoje, a Associação conta com 11 campeonatos nacionais ganhos, distribuídos em vários escalões (sénior masculino; sénior feminino, e sub14) e outros tantos perdidos na final.

O atual campeão Nacional sub 14 chama-se Carlos dos Prazeres pertence a essa Associação.

Dentro da Associação foi criada a Escola de Iniciação Desportiva, designada de Turminha de Ténis que, segundo Miranda, “tem apostado na formação de base e já com frutos visíveis”.

A escola de Iniciação Desportiva funciona com alunos dos 5 aos 10 anos de idade, todos os fins-de-semana, do mês de Outubro ao mês de Junho.

Uma outra dificuldade enfrentada pela Associação prende-se com a falta formadores. “Só para ter uma ideia sou presidente, treinador e formador, há uma escassez de pessoas disponíveis para contribuir para elevação do ténis na ilha”, afirmou.

Neste momento, a época em termos regionais está terminada e, aguarda-se para o Nacional que, segundo o presidente da Associação, devia acontecer em Julho mas, foi adiado.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208