Um ano após a apresentação do projecto do centro de saúde à comunidade da Ribeira das Patas, no Porto Novo, em Santo Antão, a população local continua “sem notícias” quanto à data para o arranque das obras.
Quem o diz é o presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, que, já por diversas vezes, se interrogou sobre o arranque do projecto, apresentado à população em Fevereiro do ano transato pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Este líder comunitário avançou à Inforpress que a comunidade da Ribeira das Patas não tem recebido notícias do centro de saúde, uma infra-estrutura que “deixa muita falta” não só a esta povoação como a toda a freguesia de Santo André (Alto Mira, Jorge Luís Ribeira da Cruz, Martiene, Chã de Norte).
Numa recente visita a Santo Antão, o ministro da Saúde assegurava que o centro de saúde da Ribeira das Patas continua a ser “uma prioridade” do Governo, que avançará com o projecto “apesar do momento difícil” que o país atravessa devido à pandemia de covid-19.
Na apresentação do projecto do centro de saúde da Ribeira das Patas, em Fevereiro de 2021, o primeiro-ministro disse que esta vila terá “quase um hospital”, num projecto orçado em 70 mil contos.
O edifício será erguido numa área de mais de 800 metros quadrados.
A infraestrutura, que ainda servirá toda a freguesia de Santo André, numa população que ronda as seis mil pessoas, terá dois pisos e estará habilitada para vários serviços aos utentes, incluindo Raio X.