Responsável do grupo cívico defende criação do município em Ribeira das Patas

Responsável do grupo cívico defende criação do município em Ribeira das Patas

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O presidente do Fórum Ribeira das Patas, em Santo Antão, Nilton Évora, considera que “já está mais do que na hora” de se criar o município da Ribeira das Patas, no interior do Porto Novo.

“Pelo que temos presenciado, já está mais do que na hora de termos o nosso próprio município. Senão, daqui a dez ou 15 anos, o interior do Porto Novo vai ficar sem a sua população. O interior em si está parado no tempo há muitos anos. Temos que agir rapidamente, senão será tarde de mais”, notou Nilton Évora.

O presidente deste grupo cívico entende que chegou o momento de se “mudar a mentalidade das pessoas do interior do Porto Novo” e mostrá-las que “já está mais do que na hora” da Ribeira das Patas, o segundo maior centro populacional deste concelho, a seguir a cidade, com três mil pessoas, “tomar o seu rumo”, com vista ao “o desenvolvimento” das comunidades rurais.

Este responsável garantiu à Inforpress que Porto Novo tem “todas as condições para avançar para um novo município”, ou seja, para a divisão deste concelho, que representa mais de dois terços da ilha de Santo Antão, em dois.

“Temos todas as condições para avançar para um novo município. Não temos infra-estruturas na vila de Ribeira das Patas e no interior em geral, mas temos recursos humanos que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer lugar. Temos quadros superiores e técnicos em quase todas as áreas”, avança.

A ideia de criação do município da Ribeira das Patas, no Porto Novo, lançada, em 2015, por um grupo de quadros desta localidade, está neste momento a ser retomada, numa altura em que se tem questionado sobre os indicadores de desenvolvimento deste concelho, com uma taxa de desemprego de 22% e com 52% da ocupação na pobreza.

O próprio Presidente da República defendeu, numa recente visita a Porto Novo, “um olhar particular” para este município, que, apesar do seu potencial económico e urbanístico, apresenta ainda “indicadores bem abaixo da média nacional”.

Os quadros naturais da Ribeira das Patas pretendem depois das eleições presidenciais de Outubro retomar o debate sobre este tema, que já está a gerar opiniões divergentes no seio dos porto-novenses.

Nilton Évora lembra que “há longos anos” que Ribeira das Patas está à espera do centro de saúde, do posto policial, do campo de futebol relvado e de uma agência bancária ou de uma caixa ATM.

“São coisas que, podemos dizer, trazem desenvolvimento. Quanto ao posto policial quase toda a população do interior do Porto Novo pede este serviço”, nota.

Em 2018, no quadro do debate sobre a regionalização, houve quem defendesse a criação de mais dois municípios nesta ilha, como forma de “reduzir as assimetrias regionais” e travar o despovoamento das localidades.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208