Região Sanitária defende “trabalho de base” para melhorar indicadores das doenças não transmissíveis

Região Sanitária defende “trabalho de base” para melhorar indicadores das doenças não transmissíveis

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O diretor da Região Sanitária de Santo Antão, Alexandre Alves, defendeu hoje, no Porto Novo, a necessidade de se fazer “um trabalho de base” para melhor os “preocupantes indicadores” sobre as doenças não transmissíveis na ilha.

Alexandre Alves, que falava na abertura de um ateliê de apresentação do relatório do segundo inquérito de doenças não transmissíveis em Cabo Verde, disse que no caso de Santo Antão os indicadores são ainda “preocupantes”, concluindo que, nos últimos 20 anos, apesar de “um árduo trabalho” feito pelos profissionais de saúde, “não houve melhorias” neste aspecto.

“Desde há 20 anos, não houve mudança Santo Antão apesar do árduo trabalho dos profissionais de saúde. Não houve melhorias nos indicadores e vamos contactar a trabalhar arduamente para melhores esses dados”, notou o diretor da Região Sanitária de Santo Antão, defendendo “um trabalho de base” a nível das escolas, da família e da sociedade, para melhorar os dados relacionados, sobretudo, com o uso do álcool e do tabaco.

Dados avançados durante o ateliê demonstram que o consumo do álcool tem vindo a aumentar em Santo Antão, onde entre 2007 e 2020 houve um aumento de 05 %.

Os dados indicam que 46,7% dos santantonense consomem álcool, enquanto que em Cabo Verde a taxa da população que consome o álcool anda à volta dos 45%.

A nível do consumo do tabaco, Santo Antão, com uma taxa de 06.8%, está acima da média nacional, que é de 04.9%, sendo que os santantonenses começam a consumir o tabaco logo aos 19 anos.

Ainda em Santo Antão, 04% das pessoas estão expostas ao fumo no local de trabalho.

São “indicadores preocupantes” no entender das autoridades de Saúde, que pretendem adoptar planos de ação para cada área de atuação, com vista a melhorar a situação, marcada pelo consumo “muito elevado” do álcool e do tabaco, adiantou Alexandre Alves.

Para prevenir doenças como hipertensão e diabetes é preciso que se adopte hábitos que previnem os factores de risco, no entender deste responsável, que exorta as autoridades a fiscalizarem o cumprimento da lei que proíbe o uso do tabaco em locais públicos, datada de 1995.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez-se representar no ateliê pela técnica Edith Pereira, que lembrou que desde 2015 esta organização tem incentivado os países a atualizarem os dados sobre os factores de risco das doenças não transmissíveis.

Isso para poder traçar políticas que levem à meta estabelecida nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de reduzir em 13% a morte prematura por doenças não transmissíveis.

No caso de Cabo Verde, Edith Pereira destacou o facto de o País ter iniciado em 2019 o processo de atualização desses dados, tendo lançado “um repto” a autoridades de Saúde em Santo Antão para implementarem um plano de ação para os próximos cinco anos em relação à prevenção dos factores de riscos sobre doenças não transmissíveis.

Na abertura do ateliê, o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, alertou para o facto de o consumo abusivo do álcool e do tabaco ter já custado a vida de muitos santantonenses.

Fonte: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208