O sistema de rega gota a gota é já uma realidade na Aldeia do Norte, Porto Novo, Santo Antão, numa altura em que todos os vales agrícolas deste município passam a dispor deste sistema de irrigação.
O representante dos agricultores na Aldeia do Norte, Otelindo Ferreira, confirmou à Inforpress que os lavradores locais foram contemplados, pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), com equipamentos de rega gota a gota, que vão permitir rentabilizar a água disponível para rega e, logo, obter maior produção agrícola.
Além da Aldeia do Norte, o MAA contemplou ainda os vales de Martiene, Chã de Branquinho e Covoada de Vassoura com materiais de rega gota a gota, fechando, assim, todo o concelho do Porto Novo com este sistema de rega moderna, explica o delegado deste ministério, Joel Barros.
Porto Novo torna-se, assim, o primeiro concelho de Santo Antão onde todos os vales agrícolas já dispõem deste sistema de micro-irrigação, graças à aposta feita, nos últimos anos, na massificação na rega gota a gota, neste concelho, onde mais 240 agricultores já utilizam este sistema, abarcando 130 hectares de terrenos.