PTS defende aumento do salário mínimo e da pensão social no país

PTS defende aumento do salário mínimo e da pensão social no país

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O cabeça-de-lista do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) para Santiago Sul, Carlos Lopes, defendeu hoje que o valor do salário mínimo e da pensão social devem ser aumentados. Entretanto, fez uma comparação entre o valor dos subsídios de representação (25 mil escudos) e de habitação (75 mil escudos), com o salário mínimo atribuído (15 mil escudos) e o valor de pensão social (cinco mil escudos).

Para o cabeça-de-lista não faz sentido um deputado receber 25 mil escudos para comprar roupa e sapato, e 75 mil escudos para morarem nas suas próprias casas, enquanto há idosos que vivem com apenas cinco mil escudos.

“Estamos a falar de uma idade que precisa de uma alimentação muito equilibrada e que precisa de muita intervenção médica e medicamentosa, mas que esta pensão serve somente para adquirirem os medicamentos e nem sempre chega”, comentou.

Acrescentando ainda que o custo de vida em Cabo Verde tem vindo a aumentar, mas o valor do salário tem sido estancado, aumentando apenas a pobreza no País. E que essa situação faz com que grande parte das famílias cabo-verdianas que vivem nos bairros subúrbios viva com dificuldades financeiras.

“Muitas vezes o salário mínimo não chega, estamos a falar de pessoas que vivem com um este rendimento, mas tem todos os custos na sua responsabilidade, desde água, luz, renda de casa, saúde, educação e muitas vezes não conseguem assumir as suas responsabilidades”, salientou.

Carlos Lopes também defendeu a necessidade de se apostar na produção local para que o rendimento que é gerado no País, fique no arquipélago.

“Nós temos apenas postos de vendas, então todo o rendimento gerado aqui é enviado para fora. Precisamos apostar em postos de produção para que o rendimento possa ficar aqui e possamos valorizar a nossa mão-de-obra e podermos aumentar o salário mínino”, escolhido.

Segundo o cabeça-de-lista caso o seu partido consiga chegar ao parlamento, garante que vão “lutar fortemente” para que todas essas situações sejam revistas, analisadas e para que seja implementado e mudado urgentemente.

Mas, para que isso aconteça o partido pede um voto de confiança nesta candidatura “jovem, com novas visões e propostas”, mas que, acima de tudo, tem um papel a cumprir que é “usar a política como um instrumento” de fazer o mundo “cada vez melhor, mais justo” e que traga “mais felicidade” às pessoas.

essa palavras foram proferidas durante uma visita porta-a -porta na localidade de Safende, Calabaceira, Pensamento e São Pedro, onde voltou a defender que os serviços públicos devem ir ao encontro das pessoas, em vez de estes irem ter com os serviços, que muitas vezes são aglomerados onde há menos pessoas.

Amanhã, a comectiva do PTS vai levar a sua plataforma nos bairros de Achada Eugénio Lima, Achadinha, Bairro e Alto da Glória.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208