Os criadores de gado em Santa Isabel, na ilha de Santo Antão, manifestaram-se hoje “aliviados” com o facto de o procto “Um cão, um amigo” ter chegado a esta localidade, onde a problemática dos cães abandonados preocupa.
O presidente da Associação dos Agricultores e Criadores de Gado de Santa Isabel, Benvindo Melo, avançou à Inforpress que os pastores estão agora “liviados” com o facto de os técnicos deste projeto terem realizado, nos últimos dias, nesta localidade, uma campanha de castração de cães vadios, que ameaçam a atividade pecuária no local.
Benvindo Melo explicou que os cães abandonados têm estado a dizimar o gado caprino em Santa Isabel, razão pela qual a campanha de castração para impedir a proliferação destes cães trouxe alívio aos criadores de gado que têm perdido os seus animais.
“Os cães vadios têm trazido muitos problemas aos criadores de gado e esta campanha de castração nos deixou aliviados, já que, pelo menos, vai impedir a reprodução destes cães”, notou este responsável.
Pelo menos, 350 cães foram, a partir de Novembro, castrados em Santo Antão, no quadro do projeto “Um cão, um amigo”, promovido pela Fundação dos Amigos do Paul na Holanda, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente e com as câmaras municipais desta ilha.