Projecto “Terra de Soded” presta homenagem em vida a “figuras de referência” nas comunidades

Projecto “Terra de Soded” presta homenagem em vida a “figuras de referência” nas comunidades

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O projeto “Terra de Soded”, sob a liderança do pintor Carlos Lopes, tem estado a homenagear “figuras de referência” em diferentes comunidades da ilha de Santo Antão, através da pintura de mural destas pessoas.

Carlos Lopes disse à Inforpress que este projeto, que pretende ser um produto turístico de Santo Antão, já pintou mural de sete figuras muito conhecidas em Santo Antão, sendo uma forma de perpetuar o nome destes cidadãos no seio das suas comunidades.

Até agora foram pintadas sete figuras do Tarrafal de Monte Trigo, Planalto Norte e da cidade do Porto Novo, Fajã dos Cumes (Ribeira Grande) e a próxima a ser homenageada é o professor aposentado e agricultor Simão Évora, também do Tarrafal de Monte Trigo.

Este artista explicou ainda que o projeto “Terra de Soded” visa ainda empoderar as comunidades criando atrativos turísticos através de pintura e de outras atividades com benefícios das famílias.

O artesanato é outro atividades deste projeto que, segundo o meu mentor, tem sido destacado pelo Governo, pelo seu contribuído na valorização da cultura santantonense.

Opinião