Projecto Aquasun: Nova missão chegou em Santo Antão

Projecto Aquasun: Nova missão chegou em Santo Antão

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

 Uma nova missão ligada  à empresa Aquasun Energia e Água, composta por  um grupo consultores, chegou esta quarta-feira, em Santo Antão, para mais uma etapa no âmbito do processo de implementação do projecto industrial desta ilha.

A delegação tem em agenda um encontro com os agricultores para recolher subsídios para o desenvolvimento deste projeto privado, estimado em 2,4 milhões de contos.

O projecto agro-industrial de Santo Antão consiste na montagem e operacionalização de um parque solar de 7,5 mega watts e de uma dessalinizadora da água do mar, com capacidade para 3.500 metros cúbicos de água/dia, destinada “exclusivamente” à agricultura, hidroponia, pecuária e transformação agro-industrial.

Este projecto, que será implementado numa área estimada em mais de 20 hectares, na zona Sul do Porto Novo, vai envolver os agricultores das zonas de Casa de Meio, Ponte Sul/Chã de Mato, Lajedos, Ribeira dos Bodes e Ribeira das Patas.

Aquasun Energia e Água perspectiva, com este projecto, uma produção anual estimada em três mil toneladas de produtos (morango, melancia, batatas, tomate e cenoura) para o mercado nacional.

O projecto agro-industrial de Santo Antão insere-se num programa à volta de 90 milhões de euros (dez milhões de contos), que contempla ainda a ilha de Santiago, cujos investimentos estarão a ser implementados “numa segunda fase”.

Os produtores agrícolas das áreas abrangidas manifestam “grande expectativa” no projecto, que, no seu entender”, irá ajudar a resolver a questão do mercado para os produtos agrícolas locais.

 

Opinião

Fechar