Produtores do inhame beneficiam de investimentos de 18 mil contos

Produtores do inhame beneficiam de investimentos de 18 mil contos

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os produtores do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, no concelho do Porto Novo, estão a beneficiar de um investimento à volta de 18 mil contos, que visa o reforço do cultivo e aumento da produção.

Os investimentos são financiados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), através do programa de promoção das atividades socio-económicas rurais (Poser), no âmbito de um pacote de projetos em curso no concelho do Porto Novo, cujo financiamento ronda os 25 mil contos.

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, explicou à Inforpress que estes investimentos, que estão na fase de implementação, incidem no reforço do cultivo do inhame com a construção de reservatórios, na criação de novas parcelas e na instalação de rega gota-a-gota, mas também na instalação de um centro pós-colheita no Tarrafal de Monte Trigo.

Tarrafal de Monte de Trigo é considerado um dos maiores produtores do inhame em Cabo Verde, com uma produção à volta de 700 toneladas por ano.

Os 30 produtores beneficiados almejam, com a implementação dos investimentos, conquistar novos mercados para o inhame, atualmente, comercializado somente em Santo Antão e São Vicente, a um preço de 100 escudos e 150 escudos por quilograma.

Opinião