A produção de frutas, este ano, no Planalto Leste, na ilha de Santo Antão, foi considerada “fraca” pela Associação das Mulheres deste planalto (Amupal), que tem estado a apostar na transformação dos produtos.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, explicou à Inforpress que tanto a produção de goiaba como de marmelo ficou, este ano, “aquém do esperado” devido à seca, mas também por causa do mau tempo que se fez sentir, ao longo do ano, no Planalto Leste. Este facto tem condicionado o funcionamento da unidade de transformação de produtos agrícolas da Amupal, que tem estado, nesta altura, apenas a produzir licores, explicou Josefa Sousa, lamentando o facto de esta associação não estar a conseguir atender às encomendas, por falta de frutas.
“Da ilha do Sal, recebemos um pedido de uma unidade turística para fornecer produtos, mas não conseguimos atender porque não há matéria-prima”, notou a representante da Amupal. Existe ainda esperança na produção de maçã, mas a mesma fonte diz-se “pouco otimista” já que o mau tempo (ventos fortes e quentes) continuam a fustigar o Planalto Leste. Amupal dispõe de uma unidade de transformação de produtos, que fabrica doces, compotas e licores.