O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, homenageou hoje, às vésperas do Dia da Mulher Cabo-verdiana, 27 de Março, as mulheres cabo-verdianas com um”Pôr de Sol Poético”, evento que contou como convidadas todas as mulheres autarcas de Santiago.
“É um gesto de homenagem, também simbólico, num mês da mulher, na véspera do dia da Mulher Cabo-verdiana. Foi uma forma de juntar aqui as mulheres autarcas que foram eleitas nas últimas eleições de Outubro e, portanto, através das mulheres autarcas homenageio as mulheres de Cabo Verde e as mulheres no geral”, disse Jorge Carlos Fonseca, em declarações à imprensa.
Tendo em conta o facto de serem mulheres eleitas, afirmou o Chefe de Estado que aproveitou ainda para homenagear a luta das mulheres pela igualdade e pela equidade.
“Esta homenagem também é uma homenagem ao poder local, autónomo e democrático que se vai firmando em Cabo Verde e nós temos toda a convicção de que com um maior número de mulheres na liderança das assembleias municipais, no futuro das câmaras municipais, na diversidade, o poder local pode ganhar em contornos de autonomia, de deficiência e em contornos de reforço da democracia que nós queremos em Cabo Verde”, elucidou.
Para Jorge Carlos Fonseca, o poder local é a expressão dessa Democracia, assim como a igualdade de género.
FONTE: Inforpress