Presidente da CNE faz balanço positivo da presidência de Cabo Verde da ROJAE-CPLP

Presidente da CNE faz balanço positivo da presidência de Cabo Verde da ROJAE-CPLP

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Maria do Rosário Gonçalves, fez, hoje, balanço positivo da presidência de Cabo Verde da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP).

Informações avançadas logo após ao encontro com o Presidente da República, onde a presidente garantiu que a presidência cabo-verdiana conseguiu dar à rede uma identidade visual e fazer com que se tornasse uma realidade.

“Cabe agora à CND de Angola, que será próximo presidente, dar continuidade e não deixar este projecto esmorecer”, indicou a responsável, que durante este encontro apresentou o website da rede, que vai ser disponibilizado a partir do dia 09 de Julho.

Esta ferramenta servirá para divulgar a realidade política, através das notícias sobre a administração eleitoral dos países da comunidade de língua portuguesa.

“O website vai ser de grande valia, na medida em que permite às administrações eleitorais trabalharão em conjunto e, sobretudo, na identificação das fragilidades e dos pontos fortes para a realização de eleições credíveis, que permitam a transferência de poder de forma pacífica no espaço da CPLP”, esclareceu.

Maria do Rosário Gonçalves acrescentou que esta plataforma vai permitir partilhar as boas práticas nos processos eleitorais e que será importante para os órgãos de comunicação social que poderão encontrar, num único espaço, todas as informações e notícias da comunidade.

A ROJAE-CPLP foi criada em 2018, na Cidade da Praia, por iniciativa da CNE de Cabo Verde, que assumiu a presidência no ano seguinte, com o objectivo de, depois da sua formalização e instalação, criar uma identidade visual.

Maria do Rosário Gonçalves informou que apesar de que o mandato da sua presidência já ter terminado, as eleições presidenciais estão a ser preparadas pelos membros da CNE, “que por força da lei continuam em funções até ser eleita a nova comissão”.

“Neste momento decorre o recenseamento eleitoral no país e na diáspora e, com a saída do decreto-presidencial, todos os actos eleitorais, que estarão no caderno eleitoral, serão executados dentro de um quadro de normalidade”, explicou a presidente da CNE garantindo um processo eleitoral “transparente, justo e seguro”.

Em relação à eleição dos novos membros da CNE adiantou que ainda não existe uma data, lembrando que a Assembleia Nacional é o órgão com competência para a realizar.

“A CNE é um órgão que deve funcionar regularmente com membros mandatados e que conseguem granjear os acordos dos parlamentares”, lembrou.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208