O 1º Fórum Nacional da Juventude decorre de 17 a 19 deste mês. O evento terá como palco a cidade do Mindelo, considerada a capital cabo-verdiana da Juventude.
O I Fórum Nacional da Juventude está sendo promovido pelo Governo em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com a participação de cerca de 120 jovens.
Mindelo, foi em junho deste ano eleita Capital Cabo-verdiana da Juventude por um período de seis meses. Sob o lema “Preparar os jovens para o mercado global” e é realizado pelo Governo em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e deverá contar, segundo informações do executivo, com cerca de 120 jovens e adolescentes, de ambos os sexos e de todas as ilhas do país.
De acordo com a Página do Governo, o encontro visa reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude (adolescentes e jovens) cabo-verdiana de forma a contribuir para incrementar a participação cívica e política da juventude no âmbito das Agendas 2030 e 2063.
“O Fórum pretende ser um espaço para incitar o diálogo entre os jovens e entre o Governo e os jovens; facilitar um campo de informação e divulgação de políticas de emprego e empregabilidade; debater as perspetivas da juventude sobre a participação cívica, o voluntariado e a política; partilhar boas práticas no âmbito de estilo de vida saudável dos adolescentes e jovens; bem assim identificar ações de impacto socioeconómico que contribuam para ajudar o país a atingir as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, lê-se.