Praia: Workshops e `masterclasses’ para promover, incentivar e dinamizar o cinema e audiovisual na Cidade da Praia

Praia: Workshops e `masterclasses’ para promover, incentivar e dinamizar o cinema e audiovisual na Cidade da Praia

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O evento ligado ao cinema que acontece esta segunda-feira, dia 18 de novembro è promovida pelo Festival Internacional de Cinema da Praia, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Praia em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a produtora Txan Art com objectivo de promover o cinema, os realizadores e produtores nacionais e internacionais.

Cinco filmes de competição estrão em exibição no festival a partir do dia 20, para alèm da projecção de filmes infantis (Plateauzinho). Haverá ainda  a exibição de filmes nas comunidades, ‘masterclasses’ com produtores e realizadores, quatro sessões especiais e debates.

Os cinco workshops e dois `masterclasses’ sobre o cinema/audiovisual terá lugar nas universidades e no Palácio da Cultura Ildo Lobo. O director da Cultura na Câmara Municipal da Praia, Ivan Santos, explica que três universidades vão receber os ´masterclasses’ que trazem temas desde da abordagem à ferramenta Web Documentário, técnicas sobre edição, montagem de guião, ferramentas audiovisuais no ensino pedagógico.

O objectivo segundo a organização è “promover, incentivar e dinamizar” actividades relacionadas com o cinema e audiovisual na Cidade da Praia.

O evento pretende ser para já “mais do que um momento” de forma que o público tenha acesso a filmes, contudo que seja “um espaço onde cineastas possam estabelecer contactos e momentos de partilha e troca de experiências entre si”, e possa suscitar discussões de temas de relevância para o mundo do cinema e do audiovisual.

Conforme a programação do evento, o Palácio da Cultura Ildo Lobo, acolhe hoje, dia 18 o primeiro workshop sobre as técnicas de edição, que será ministrado pelo senagales  Mamadou Diop.

Ja amanha terça-feira, 19, o formador Tambla Almeida irà ministrar um workshop na faculdade FAED sobre Animação com sombras.

No dia 20 no Palácio da Cultura Ildo lobo, o formador Fernando Galrito (Festival de animação de Lisboa) abordará o workshop sobre as técnicas de Cinema de Animação.

O workshop para os profissionais da comunicação social e outros profissionais sobre o WebDocs estará a cargo do fotógrafo e artista visual César Schofield Cardoso, enquanto a cineasta Lara Sousa, de Cuba, ministra o Workshop “Retratar e ser retratado” (documentário), na Uni Piaget.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208