Porto Novo vai ser contemplado com grande programa de modernização e inovação do sector da pesca

Porto Novo vai ser contemplado com grande programa de modernização e inovação do sector da pesca

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Porto Novo, em Santo Antão, está a ser contemplado, com um grande programa no domínio das pescas, que consiste na modernização e inovação do sector, no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do município.

Segundo uma nota da edilidade programa, contempla projectos muito concretos, como cais de pesca, requalificação das zonas balneares, formação dos pescadores, construção de cadeias de frio (recessão, congelação, armazenagem e tratamento) e criação de canais de distribuição e o mercado de peixe.

A obra, já se encontra em fase adiantada de construção, é co-financiada pela Cooperação Luxemburguesa, no quadro do Fundo de Descentralização, e vai contemplar 27 peixeiras, num investimento de 17 mil contos.

A autarquia destaca ainda as intervenções feitas na expansão da unidade de produção de gelo na aldeia piscatória do Monte Trigo, que dobrou a sua capacidade produção, passando de 500 para 1.000 quilogramas por dia.

“Hoje, em Monte Trigo, há fornecimento autónomo de gelo. Temos painéis solares que ajudam na produção, para abastecer as embarcações de pescas que passam naquela zona”, garantiu.

Recordou ainda que o plano de investimentos na Economia Azul prevê, para os próximos anos, investimentos à volta de 300 mil contos nas pescas no concelho do Porto Novo.

Os investimentos, segundo o plano, vão incidir na construção de infra-estruturas, formação e empoderamento do sector pesqueiro no município, onde os cerca de 300 operadores têm estado a insistir na necessidade de construção de um cais de pesca e de arrastadouros de botes.

Por outro lado, a Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo considera  que a construção de um cais de pesca neste concelho é uma prioridade e urgência para a classe.

Em parceria com o Ministério da Economia Marítima, a Câmara Municipal do Porto Novo diz estar a apoiar os pescadores na melhoria das suas embarcações, nomeadamente na fibragem, melhoria de redes e pintura, além de distribuição de motores fora de borda e de equipamentos de navegação.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208