Porto Novo/São João: Governo vai comparticipar na retoma das festas de São João

Porto Novo/São João: Governo vai comparticipar na retoma das festas de São João

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e do Fundo do Turismo, está a mobilizar recursos financeiros para apoiar na retoma, este ano, das festas de São João no concelho do Porto Novo.

Esta garantia foi dada hoje pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante uma deslocação ao município do Porto Novo para a entrega a quatro personalidades locais da medalha de mérito cultural do segundo grau e assinatura de contratos com três associações locais no âmbito da Bolsa de Acesso à Cultura.

“Decidimos financiar os grandes eventos nacionais que têm maior peso naquilo que é programação nacional. Assim como fizemos em relação às festas de São Filipe, o Governo vai, através do MCIC e do Fundo do Turismo, mobilizar os recursos necessários e não deixará de apoiar as festas de São João no Porto Novo”, assegurou o ministro.

Será “uma comparticipação modesta” devido “ao contexto que o País está inserido”, mas o executivo, segundo Abraão Vicente, não deixará de apoiar a Câmara Municipal do Porto Novo na retoma das festividades do santo padroeiro, classificadas em 2017 como património cultural imaterial nacional.

O governante apelou, porém, ao município a realizar “uma festa de acordo com o contexto em que Cabo Verde e o Mundo estão inseridos”, numa alusão à pandemia de covid-19 que ainda continua a condicionar a vida dos cabo-verdianos.

Numa reação, o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, confirmou a Inforpress da retoma, este ano, das festas de São João com a realização dos eventos culturais de “nível elevado”, como a peregrinação, o desfile dos grupos e do baile tradicional, depois do Governo ter aliviado as medidas de prevenção e combate à covid-19.

“Ficamos, por isso, satisfeitos com a notícia de que o Governo vai comparticipar na realização das atividades de São João, que, por ser património cultural nacional, merece todo o empenho e o engajamento do Governo de Cabo Verde”, notou o presidente da câmara municipal, para quem o executivo tem responsabilidades acrescidas na preservação desta manifestação popular.

As festas de São João no Porto Novo celebram-se a 24 de Junho, mas as atividades de cariz religioso, cultural e desportivo começam praticamente no primeiro dia do mês em causa, em que este município conhece uma movimentação fora do comum.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208