A Associação portuguesa Mundo a Sorrir realiza de 21 a 31 de outubro, atividades de sensibilização e tratamento da saúde oral nas escolas no Porto Novo. Uma missão que pretende cuidar das bocas dos alunos.
A Associação Portuguesa Mundo a Sorrir foi criada em 2005. Neste momento está em quatro países africanos e visa promover a saúde oral e global como direito universal.
Através do protocolo com a Camara Municipal do Porto Novo, o Ministério da Educação e da Saúde, a organização tem realizado missões em Porto Novo, Santo Antão, com as Escolas básicas desde 2017.
Segundo a vereadora Joana Delgado, o objetivo do projeto é “ajudar as crianças cujos pais não conseguem pagar o tratamento da saúde oral que, até agora é muito cara em Cabo Verde”.
A missão consiste, primeiramente na ação de sensibilização com palestras a todos os alunos, “cerca de mil” e, depois, escolher os “com mais necessidade” para o tratamento na Delegacia de Saúde do concelho.
A dentista voluntária da Associação, Teresa Girão, afirma que, “a intensão é fazer com que as crianças tenham o hábito de escovar os dentes, pelo menos três vezes por dia, após cada refeição e, diminuir a cárie dentária, que é um problema mundial e que tem que ser prevenido