Porto Novo é um dos municípios que, em 2020, vão ser contemplados com investimentos no sector de água e saneamento em Cabo Verde. Trata-se de investimentos que ultrapassam os cinco milhões de contos, anunciou a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).
Cerca de 3.970 mil contos desse montante vão ser canalizados para investimentos nos sistemas de produção e distribuição de água em Santiago e implementação dos planos de melhoria na gestão de barragens, furos e bacias hidrográficas, enquanto que Porto Novo vai receber 53 mil contos para a “melhoria das condições de saneamento” no concelho.
Os munícipes têm estado a exortar o município e o Governo a encontrarem uma solução ao problema de esgotos no Porto Novo, com uma rede, já antiga, que consegue cobrir apenas 20 % deste centro urbano, com dez mil pessoas.
No âmbito do projecto de água e saneamento para Santo Antão, lançado em Setembro deste ano, no valor de 12 milhões de dólares (quase um milhão e duzentos mil contos), está prevista a “reestruturação profunda” de todo sistema de saneamento na cidade do Porto Novo, que passará pela ampliação da rede, com a construção de mais 12 quilómetros de conduta.
No quadro deste projecto, co-financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea) e pelo Governo de Cabo Verde, será contemplado ainda esta urbe com uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).