PM garante que Governo está a trabalhar para melhorar posição do país no ranking da cibersegurança

PM garante que Governo está a trabalhar para melhorar posição do país no ranking da cibersegurança

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu hoje que o Governo está a trabalhar na criação de condições para melhorar a posição de Cabo Verde no ‘ranking’ da cibersegurança. Informações avançadas durante a sua intervenção no debate parlamentar sobre “transformação digital e economia digital em Cabo Verde”.

Já o líder do principal partido da oposição, PAICV,  Rui Semedo, disse que Cabo Verde é “o segundo pior em África”, e que o país não pode avançar se não tiver uma segurança nesse domínio e lembrou que Cabo Verde já foi alvo de ataques graves que provocaram apagões no País.

“Cabo Verde aderiu à convenção de Budapeste sobre o cibercrime, em 2018, tem uma legislação hoje muito desenvolvida, com criação da lei do cibercrime, da lei de proteção de dados pessoas, da lei do comércio eletrónico, das infra-estruturas de chaves públicas, da lei da assinatura digital e da lei da identidade eletrónica”, disse o primeiro-ministro, adiantando que o País criou o núcleo electrónico de cibersegurança e equipa de respostas às emergências informáticas a nível nacional.

Ulisses Correia e Silva frisou, que Cabo Verde foi sim alvo de ataque informático, assim como vários países já foram, e salientou que o importante, neste particular, é que medidas estão a ser tomadas para reduzir as vulnerabilidades. Neste sentido lembrou que em 2020 até à data o Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI) investiu mais de 200 mil contos para uma nova arquitetura de proteção da rede do Estado com segurança mais evoluída e dedicada à detecção da intrusão e monitorização de ameaças em tempo real.

Apontou ainda que foi implementada uma nova arquitectura de autenticação da rede com alta disponibilidade e elevado nível de segurança e novos serviços de correspondência através do email para garantir a eficiência, transparência e segurança.

“Não estamos na mesma situação que estávamos antes do ciberataque. Houve medidas e a situação vai permitir reduzir a vulnerabilidade”, disse anotando, entretanto, que nenhum país do mundo, desde os mais evoluídos aos menos evoluídos tecnologicamente estão livres de receber ataques.

Ulisses Correia e Silva pediu aos deputados do PAICV que não tragam “a imagem de um País no chão relativamente a esta matéria”. Cabo Verde foi objecto de ataque sim. Medidas foram tomadas, medidas estão a ser tomadas para reduzir as vulnerabilidades e melhorarmos o nível de compromisso de Cabo Verde com a cibersegurança, que é um nível de um compromisso não só interno, mas também global”, garantiu.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208