O Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, enfrenta há cerca de três semanas a penúria de água para consumo, uma situação que está a afligir os habitantes desta localidade.
Octávio Delgado, porta-voz da população, disse à Inforpress que já se passaram três semanas em que o Planalto Norte está sem água para consumo, o que tem deixado aflitas as cerca de 70 famílias que vivem nesta zona.
A edilidade porto-novense, através do delegado municipal no Planalto Norte, Manuel Lima, reconheceu que esta comunidade está a passar por problemas de falta água para consumo, esclarecendo que a situação se deve a uma avaria do camião auto-tanque que transporta água a esse planalto.
Manuel Lima disse, porém, ter a garantia de que a viatura, cujas molas partiram-se, deve ficar reparada ainda esta quarta-feira, podendo o transporte de água ao Planalto Norte ser retomado ainda esta semana.
A população tem recorrido a uma nascente, situada na zona de Ribeirinha, mas a água produzida tem sido “insuficiente” para as necessidades das pessoas, segundo Octávio Delgado.
A penúria de água para consumo no Planalto Norte poderá ficar resolvida definitivamente até finais de Novembro, data prevista para a entrega do projecto de bombagem e distribuição de água a esta localidade.
Um técnico da empresa que está a executar o projecto garantiu que, em Novembro, estão previstos os testes e a entrega do projecto, notícia que deixa aliviados os 600 habitantes a passarem por uma crise de água para consumo.
O presidente da câmara do Porto Novo tinha, recentemente, manifestado a esperança de que o projecto seria inaugurado no final do próximo mês, no âmbito das festividades do Dia de Santo André (30 de Novembro), do qual faz parte o Planalto Norte.