Tope de Coroa é o nome da mais recente associação criada no Planalto Norte, Porto Novo, para atender às “preocupações” das comunidades locais, como a falta de água, o desemprego e estradas.
Essa associação, criada a 10 deste mês de Outubro, é presidida pelo jovem Otelindo Ferreira, segundo o qual Tope de Coroa, “uma referencia” do Planalto Norte foi criada com o propósito de “contribuir” para o desenvolvimento das comunidades de Chã Dura, Chã de Cruz, Chã de Manuelino, Águas das Patas e Aldeia do Norte.
Além da falta de água, desemprego e falta de estrada, essa associação terá ainda desafios relacionados com habitações degradadas e formação profissional para os jovens, explicou Otelindo Ferreira.
Planalto Norte conta, a partir de agora, com três associações comunitárias: Luz Verde, em Chã de Feijoal, Água no Deserto, em Pascoal Alves, e Tope de Coroa, em Chã de Manuelino.
Saliente-se que o Governo lançou, em Setembro, o projecto de abastecimento de água a esse planalto, onde residem 68 famílias, financiado em 70 mil contos, que deve ficar ponto até meados do próximo ano.