PJ comemora XVIII aniversário num contexto difícil e com enormes desafios

PJ comemora XVIII aniversário num contexto difícil e com enormes desafios

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), António Sebastião Sousa, disse hoje, na Cidade da Praia, que a intuição comemora o XVIII aniversário num contexto difícil para País, e com enormes desafios. O dia também será assinalado com uma conferência sobre “As competências dos órgãos da polícia criminal à luz da nova lei de investigação criminal”.

“Se antes da pandemia, havia muito desafio de manter a funcionalidade da PJ e para poder prevenir e investigar os crimes, hoje estamos perante uma situação que requer muita ponderação para a realização da justiça”, notou.

Acrescentando, que os meios materiais têm sido “escassos”, dado que,   devido às suas atribuições no âmbito da investigação criminal, há necessidade de infra-estruturas e tecnologias, “sobretudo de recursos humanos, para garantir a sua sustentabilidade futura”.

Neste particular, disse que nos próximos dois anos a PJ vai perder cerca de 30 funcionários, “os primeiros que entraram em 1995”, facto que António Sebastião Sousa classificou de “difícil”, por não estar a ser fácil recrutar novos agentes.

Sendo assim, o director nacional da PJ considerou de “justas” algumas reivindicações da classe, referindo-se a criação do Serviço Social, que se encontra suspenso, para garantir a solidariedade interna entre os funcionários, e uma forma de contribuição paralela do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

“Os funcionários entenderam que a comparticipação de dois por cento (%) que iriam pagar era bastante e isso foi a causa da reclamação, estamos num Estado democrático e as pessoas têm o direito de reclamar”, disse.

Mas também ele elogiou a cooperação internacional, mormente da polícia judiciária portuguesa, face à criminalidade organizada transnacional.

“Sem a cooperação internacional não podemos estar em condições de fazer face a essa realidade criminal tão complexa”, admitiu António Sebastião Sousa.

Enquadrado nas comemorações do seu XXVIII aniversário, a Polícia Judiciária tem em curso uma série de actividades, entre as quais o lançamento do  livro que retrata os principais marcos ao longo de 25 anos de criação da instituição, intitulado “Polícia Judiciária: 25 anos de História”.

A Polícia Judiciária foi criada a 12 de Maio de 1993 através dos decretos legislativos n.º 4 e 5/93, no uso da autorização legislativa concedida pela lei nº 65/IV/92, de 30 de Setembro.

 

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208