Paul: Desembarcadouro de Fundo de Paço inaugurada hoje

Paul: Desembarcadouro de Fundo de Paço inaugurada hoje

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Após obras de reabilitação e de adaptação às novas necessidades dos pescadores locais, foi inaugurado hoje, o desembarcadouro do Fundo de Paço, na cidade das Pombas, no Paul, Santo Antão, pelo ministro do Mar, Paulo Veiga.

Dentre as obras consta construção de casas onde os pescadores irão fechar os seus materiais de pesca e os motores de forma a facilitar-lhes quando vierem do mar.

Emocionado o pescador António Andrade manifestou a sua satisfação pela implementação dessa obra que vai beneficiar todos os pescadores dessa localidade.

Esta foi a primeira fase de um projecto maior que dotará a infra-estrutura de uma grua para levantar as embarcações e de um guincho para as arrastar, além de estruturas de frio e de produção de gelo para melhorar a capacidade de armazenamento e conservação do pescado, mas também para garantir melhor qualidade de transporte para o pescado na procura de melhores mercados.

Neste mandato, o objectivo é de motorizar 100 (%) das embarcações de pesca artesanal, a nível nacional, dotá-las de kits de segurança que terão coletes de segurança, very-lights, rádio VHF, GPS e reflector de radar para que os pescadores possam sair para a pesca com maior segurança, disse, o ministro Paulo Veiga.

O edil António Aleixo Martins, disse que a reabilitação do desembarcadouro de Fundo de Paço era uma solicitação muito antiga dos pescadores locais e mencionou a boa parceria com o Governo de através do ministro Paulo Veiga, que permitiu que o sonho se realizasse.

A reabilitação enquadra-se nas comemorações do dia do Município do Paul e do Santo padroeiro, Santo António das Pombas, que se celebra este domingo, 13.

Entretanto as actividades deram início hoje com sessão solene da Assembleia Municipal do Paul, comemorativa da efeméride, e o programa contempla ainda a entrada da imagem peregrina de Santo António realização de prova de ‘trail’ este domingo de manhã e a missa solene em honra de Santo António, às 15:00 de domingo, no pátio da Escola Secundária António Januário Leite, na cidade das Pombas.

 

Opinião