Os eleitos municipais do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no município do Porto Novo aproveitaram a sessão da Assembleia Municipal, este sábado, para voltar a alertar para a “situação” da lixeira municipal, constantemente invadida pelos animais.
Os eleitos do PAICV, oposição no Porto Novo, têm estado a alertar para o estado da lixeira municipal, que, a seu ver, precisa ser vedada ou deslocalizada, já que fica junto a campos de pastagem.
Segundo o eleito João Oliveira, a situação dessa lixeira precisa ser resolvida urgentemente.
A própria Associação de Criadores de Gado do Porto Novo já pediu a vedação ou a deslocalização da lixeira municipal, situada numa zona de pastagem.
Segundo esta associação, os animais, nomeadamente cabras, têm estado a invadir a lixeira, pondo em risco a actividade pecuária na zona baixa do Porto Novo e própria saúde pública, no município.
Os munícipes já tinham mostrado, também, a sua inquietação face à invasão da lixeira municipal por animais, sobretudo, cabras, situação que, alertam, representa “uma ameaça à saúde pública”.
Em resposta, a Câmara Municipal do Porto Novo anunciou, para este ano de 2020, um investimento de 18 mil contos na melhoria do saneamento básico neste município, destacando a reabilitação da lixeira municipal e a aquisição de um carro de transporte do lixo.