A Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, está, no quadro do projecto Superar, a apoiar instituições em Santo Antão e São Vicente com viseiras, fabricadas por um grupo de jovens do município do Porto Novo.
Esta organização não-governamental portuguesa já apoiou nos últimos dias, a Associação dos Municípios de Santo Antão e a Associação dos Taxistas de São Vicente com viseiras, elogiando o facto deste material de protecção contra a covid-19 ter sido produzido por um grupo de jovens porto-novenses.
Trata-se de um grupo de dez jovens, que, em Abril, foram formados na produção de viseiras, acção ministrada pela associação portuguesa “Buinho”, no âmbito do projecto Superar, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola.
Além de viseiras a Associação dos Municípios de Santo Antão recebeu, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis destinadas aos serviços públicos que actuam na prevenção e combate à covid-19, nesta ilha.
Já a Associação dos Taxistas de São Vicente foi contemplada, com máscaras cirúrgicas, e 100 viseiras produzidas pelos jovens do concelho do Porto Novo.
É de recordar que no mês de Abril foi formado um grupo de jovens da ilha do Maio, que, também, já consegue fabricar viseiras anti-covid-19, conforme a ONG portuguesa.
No Porto Novo foram formados dez jovens, e na ilha do Maio cinco jovens receberam a formação onde tiveram a possibilidade de desenvolver competências para fabricar, autonomamente, viseiras anti-covid-19.
A formação sobre a fabricação digital de viseiras realizou-se no âmbito do projecto Superar a epidemia de covid-19 em Cabo Verde, que abarca as ilhas de Santo Antão, São Vicente e Maio, co-financiado pela cooperação portuguesa.