O presidente da CEDEAO garante que reforma institucional da organização visa tornar a Comissão mais eficaz

O presidente da CEDEAO garante que reforma institucional da organização visa tornar a Comissão mais eficaz

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean-Claude Kassi Brou, garantiu que a reforma institucional da organização visa transformar a comissão mais eficaz na prestação do serviço aos seus membros. Informações avançadas à margem da 60ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO .

“A essência da reforma é transformar a comissão para que seja mais eficaz e prestar um serviço mais eficaz”, sublinhou, explicando que o número de comissário vai reduzir-se para sete, mas que os postos estatutários serão 15, ou seja, uma para cada Estado-membro.

O presidente lembrou que a comissão que preside, em vez de ter 15 comissários, vai passar a ter sete, explicando que os critérios para a escolha dos comissários são vários, sendo a rotatividade e o pagamento da taxa comunitária duas delas.

Sobre esta questão, o Presidente da República, José Maria Neves, explicou que Cabo Verde está pleiteado a nível de alguns postos, mas que vai depender de todas as negociações, designadamente do pagamento ou transferências das taxas comunitária.

“De todo o modo, Cabo Verde deve fazer um esforço, e é o que se está a fazer neste momento o Governo, no sentido de regularizarmos as transferências das taxas comunitária, para que possamos ter uma participação plena na CEDEAO e em todos os órgãos da decisão da comunidade”, sublinhou.

A Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental é presidida pelo Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo.

Os Estados-membros da CEDEAO são Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208