Novo Presidente da República promete defender as liberdades fundamentais de todos e pede relação mais eficaz com a diáspora

Novo Presidente da República promete defender as liberdades fundamentais de todos e pede relação mais eficaz com a diáspora

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Após o ato de empossado hoje, o novo Presidente da República, José Maria Neves, afirmou que vai ser um presidente sempre preocupado com as pessoas, que promove e defende as liberdades fundamentais de todos.

“Sou um presidente que une, que cuida e protege, um presidente positivo e empenhado em levantar a alma e o espírito da nação. Estarei atento às reivindicações e aspirações dos cabo-verdianos”, disse o novo Presidente da república, José Maria Neves.

O novo chefe de Estado garante que exercerá uma magistratura com base no diálogo, através de consulta aos órgãos de soberania, às autoridades centrais e locais, partidos políticos, os patrões, sindicatos, igrejas e toda a sociedade civil.

“Ouvirei atentamente e atuarei de acordo com os instrumentos e mecanismos que estarão ao meu alcance, designadamente através da promoção de ‘Presidente Ilha’ e ‘Presidente Diáspora’, como espaço de diálogo e de busca de soluções para os problemas prementes do país em cada momento”.

Garantiu ainda que será um ouvidor-geral da República. Prometeu também estar na linha da frente do combate para a oficialização do crioulo, por isso, fez o seu discurso em crioulo e em português, afirmando que a língua materna é a componente da cultura cabo-verdiana que mais e melhor sintetiza e traduz a gesta heroica da identidade cultural cabo-verdiana.

“Enquanto Presidente da República vou estar na primeira linha do combate pela oficialização do nosso crioulo, com base em todas as variantes, pois que são as marcas da sua riqueza e força como língua deste povo disperso por várias ilhas”, sustentou.

Também defendeu mais utilidade para as Forças Armadas, com a capacidade humana mais qualificada e com respostas mais eficazes para um País arquipelágico.

“O mar que nos rodeia deve estar mais para dentro da compreensão das questões da defesa nacional”, ressaltou.

O Presidente da República não se esqueceu da comunidade emigrada, e, aqui, considerou que Cabo Verde tem de construir uma relação “mais eficaz e enriquecedora” com a sua diáspora, no sentido de aproveitar os talentos ali existentes.

“Temos de fechar o ciclo das remessas financeiras e investimentos circunscritos que, mais do que isso, aposte em capitais e ativos valiosos nos nossos dias. Falo de remessas de ideias, remessas espirituais, remessas de competências e capacidades de entre as muitas e altamente qualificadas que existem nas nossas comunidades emigradas”, afirmou.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208