Os municípios de Santo Antão estão a investir na preservação do perímetro florestal do Planalto Leste, considerado o pulmão desta ilha, apostando, sobretudo, no reforço dos meios de combate a incêndios, limpeza da floresta e na sensibilização.
E como no Porto Novo, situa parte importante da floresta, tem previsto, no âmbito dos investimentos no sector ambiental, intervenções nessa zona mais concretamente na limpeza e sensibilização das populações para a preservação deste perímetro, com mais de 150 anos de existência.
Esses investimentos são realizados no quadro do projecto integrado do Planalto Leste, financiado pela cooperação Luxemburguesa, através do programa plataformas locais para o desenvolvimento local, permitindo instalar, nessa floresta, quatro bocas-de-incêndio, além de melhoria dos acessos e aquisição de meios de combate a incêndios.
Esse projecto está orçado à volta de nove mil contos, recaindo essencialmente, no reforço dos meios de combate a fogos florestais no Planalto Leste, alvo nos últimos 30 anos de inúmeros incêndios, alguns dos quais de grandes proporções.