Os municípios de Santo Antão esperam “dentro de pouco tempo” assinar com o Governo contratos-programa para a recuperação dos caminhos vicinais nesta ilha, que, além de ligarem ainda muitas comunidades encravadas, constituem, também, percursos turísticos.
O edil do Paul, António Aleixo, explicou à Inforpress que, depois do processo eleitoral, que culminou com o empossamento do Governo, as autarquias contam, em breve, estabelecer contratos-programa com o executivo para a retoma dos projectos em Santo Antão, designadamente da recuperação dos caminhos vicinais, cuja situação tem sido motivo de preocupação.
O período eleitoral que o País viveu nos últimos meses, aliado à covid-19, acabou por condicionar a dinâmica que se verificava em Santo Antão em termos de realização de obras, mas disse que as condições estão a ser criadas para a retoma dos projectos.
Os municípios de Santo Antão reconhecem que a recuperação e manutenção da “extensa e bastante degradada rede de caminhos vicinais existente nos três concelhos, que ficou “bastante degradada” depois das chuvas do ano transacto, constitui, nesta altura, “um dos grandes desafios”, que se coloca a esta ilha.
Entretanto, no concelho do Porto Novo, a edilidade está a proceder a “pequenas reparações” em alguns caminhos vicinais para facilitar a circulação de pessoas, enquanto espera pela assinatura do contrato-programa com o Governo para efectuar intervenções mais profundas nesses percursos.