MpD destaca políticas implementadas pelo Governo no sector da agricultura com “ganhos substanciais”

MpD destaca políticas implementadas pelo Governo no sector da agricultura com “ganhos substanciais”

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Movimento para a Democracia (MpD, poder) destacou hoje as medidas implementadas pelo Governo no sector da agricultura, apontando um conjunto de “ganhos substanciais”.

A posição foi defendida pela líder da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa, à margem das jornadas parlamentares do partido, com vista à penúltima sessão parlamentar desta legislatura.

Conforme a deputada, o debate com o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, será oportunidade para mostrar que, não obstante os três anos de seca consecutivos, de 2016 a esta parte “houve ganhos substanciais” no sector.

Apontou a mobilização de mais água, não só com a construção de mais uma barragem, mas também o desassoreamento das barragens, investimentos na perfuração nos equipamentos dos furos e no sistema de drenagem de água das barragens.

“Até 2016 tínhamos 15 furos equipados, agora temos 99, portanto, são ganhos incomensuráveis a nível da agricultura”, frisou.

Segundo a líder da bancada que suporta o Governo, houve intensificação da rega gota a gota, que em 2016 era de 27 por cento (%), e em cinco anos de governação foi atingido os 41%.

Assinalou também o incentivo e subvenção a 50% dos custos na instalação dos equipamentos da rega gota a gota, o que vai permitir, segundo a deputada, chegar à meta traçada, que é de 52%.

Nesta linha, sublinhou, na agricultura, mesmo com seca, o Governo “soube implementar” o seu programa, apoiando os agricultores e em consequência a “produção agrícola aumentou” e “não houve escassez de produtos no mercado”.

Para o sector do ambiente, Joana Rosa  referiu-se a “ganhos”, não só na gestão de solos e biodiversidade, mas também na gestão do Fundo de Ambiente, que passou a ser “criteriosa, transparente e com previsibilidade”.

Quanto às perguntas ao Governo, o MpD vai questionar  sobre o Cadastro Social Único e as medidas adoptadas visando o pagamento de dívidas de água e energia às pessoas de baixa renda.

Além disso, prosseguiu, o partido vai abordar medidas do ponto de vista social, como o Rendimento Social Emergencial, que beneficiou “milhares de famílias”.

A política habitacional também esteve na agenda do Governo do MpD, segundo Joana Rosa, com “milhares de famílias” a beneficiarem da reabilitação das suas habitações, apesar dos desafios ainda neste sector.

A agenda de trabalho do parlamento terá ainda um conjunto de iniciativas legislativas para serem aprovadas, para além de perguntas ao Governo com o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.

 

FONTE: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208