Moradores criam associação em Alto Bomba para vencer problemas sociais

Moradores criam associação em Alto Bomba para vencer problemas sociais

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Trinta moradores da zona de Alto Bomba, em São Vicente, criaram a Associação Comunitária Alto Bomba Unido com o objectivo de superar os problemas sociais, através de actividades desportivas, recreativas, culturais e formativas, com foco nas crianças e jovens.

Segundo o presidente da associação, Aldevino Fortes, numa entrevista a inforpress disse, que a associação foi criada no ano passado mas só agora começaram a desenvolver projectos. Explicando ainda que a ideia surgiu após a zona ser contemplada com o projecto de reabilitação “Outros Bairros”, desenvolvido pelo Ministério das Infraestruturas.

“A partir das conversas que tivemos com os organizadores do projecto criamos a associação. Aqui tem muitas crianças cujos pais vão trabalhar e elas ficam na rua a correr sem controlo. Também temos uma comunidade com problemas como alcoolismo e drogas, aos quais os mais pequenos estão expostos, e estamos a tentar combatê-los através dessa associação”, disse o presidente.

Uma das actividades que a associação começou a desenvolver foi a biblioteca comunitária para levar às crianças e pessoas da zona o hábito de leitura, que apesar de estar suspensa temporariamente, por causa do estado de calamidade, mas continuam com outras acções como plantação de árvores durante a qual semearam 70 mudas.

“Temos sempre actividades que fazemos com as crianças. A que está mais enraizada é a aula de xadrez ministrada por um xadrezista que pertence à Associação Cabo-verdiana de Xadrez e que foi campeão regional de São Vicente”, adiantou o responsável, para quem há outras acções desenvolvidas em Alto Bomba como limpeza das ruas e das condutas de água e plantação de árvores.

“Pedimos apoio ao projecto Espaço Verde da câmara de São Vicente que nos forneceu as plantas. Cada criança fez a sua plantação, baptizou a sua árvore com o seu nome e terá a responsabilidade de cuidar dela. Ao final de cada mês, vamos ver qual delas está mais bem cuidada e bonita e a criança recebe um prémio”, avançou ainda Aldevino Fortes, defendendo que esta é uma forma de levar os moradores a cuidar do próprio meio e melhorar a área de verde.

Com vários projectos em carteira, segundo o presidente, o objectivo agora é ter uma sede própria onde pretendem apoiar os moradores com actividades, formação para cidadania, pequenos cursos profissionais e ajudá-los a mudar a forma de vida.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208