Esteve nos últimos dias no município do Porto Novo, em Santo Antão, uma missão do Programa de Promoção das Atividades Socioeconómicas Rurais (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente, a fiscalizar o andamento dos projetos.
A missão esteve no Planalto Norte para se inteirar do andamento do projeto de adução e distribuição de água, que ultrapassa os 80 mil contos, cujas obras podem ficar prontas antes do final deste ano.
A delegação esteve ainda em Manuel Lopes e Tarrafal de Monte Trigo, onde, no quadro do Poser, está a ser implementado o projeto de valorização eficiente dos recursos naturais, que passa, entre outros aspectos, pela mobilização de água e instalação de rega gota a gota.
Neste momento, no quadro do Poser, está a ser implementado no concelho do Porto Novo um pacote de projetos agrícolas, que ronda os 25 mil contos, que abrange as zonas de Tarrafal de Monte Trigo, Manuel Lopes e Ponte Sul/Chã de Mato.
No Tarrafal de Monte Trigo, além do reforço do cultivo do inhame, os investimentos incidem ainda na instalação de um centro pós-colheita e de transformação de produtos.
É de recordar que Santo Antão tem sido, desde 2014, contemplado com “fortes investimentos” através do Poser, com “resultados concretos”, indicou o Poser, no seu site, que adiantou que foram já realizadas “inúmeras intervenções” nos vários perímetros agrícolas, contribuindo para a geração de rendimento para as famílias.